Cerca de 40 pessoas estiveram presentes para prestigiar a abertura do Cineclube Bamako no Quilombo Família Fidélix, evento realizado no dia 20-09-2018. Começamos por volta das 15h30 com uma Oficina de Serigrafia, ministrada por Ana Paula, integrante do Coletivo Alicerce. Trabalhamos nas telas de impressão a temática da Reparação Histórica das violências contra os povos não brancos, com as imagens de Zumbi e Dandara dos Palmares em primeiro plano. Também experimentamos uma tela para confecção das camisetas do Quilombo Fidélix. Montamos uma banca para exposição dos produtos da Frente Quilombola RS, Bamako Produção e Pontos de Miçangas.
Após a Oficina de Serigrafia, iniciamos a exibição dos filmes Manifesto Porongos (Thiago Köche/Rafuagi) e Fábula de Porongos (Manuela Furtado/Praça de Filmes). A Sessão Porongos foi bastante simbólica, pois aconteceu justamento no dia 20 de Setembro, quando no RS é comemorada a Revolução Farroupilha. Os filmes trouxeram audiovisões críticas e afrocentradas dos ocorridos, traçando pontes com os atuais momentos políticos, sociais e culturais no estado e no país.
Logo em seguida fizemos o lançamento de OuvidoChão – Identidades Quilombolas, documentário produzido por Gabriel Muniz/ Cineclube Bamako, e que foi gravado no próprio Quilombo Fidélix. O filme trabalha paisagens sonoras, memórias, oralidade, territórios e identidades negras/quilombolas ao destacar os trânsitos territoriais e dinâmicas de sociabilidade dos seus personagens.
Após os filmes houve uma grande roda de debate sobre as comemorações da Semana Farroupilha. A discussão teve como tema principal o episódio do Massacre de Porongos e a revisão histórica do racismo nas representações oficiais do estado. Além disso foi bastante criticada a representação de uma senzala, organizada por um dos acampamentos farroupilha, o que trouxe a tona todo o caráter racista e provocador das elites do estado.
Realização: Cineclube Bamako Apoio: Quilombo Fidélix / Frente Quilombola RS / Coletivo Alicerce
Veja mais imagens logo abaixo:
#BancaQuilombola #BamakoProdução #QuilomboFidélix #SemanaFarroupilha #OficinadeSerigrafia #SessãoPorongos #CineclubeBamako #ManifestoPorongos #ThiagoKöche #praçadefilmes #GabrielMuniz #Rafuagi #ColetivoAlicerce #PontosdeMiçangas #RevoluçãoFarroupilha #OuvidoChãoIdentidadesQuilombolas #FrenteQuilombolaRS #FábuladePorongos #ManuelaFurtado
Comments