top of page
  • Foto do escritorCineclube Bamako

CINECLUBE BAMAKO – APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

Bamako vem da palavra bambara que significa “rio crocodilo”. É o nome da capital do Mali, e também o nome de um filme de Abderrahmane Sissako, um dos cineastas mais ativos da produção contemporânea no continente africano.


Apresentação

Cinemas africanos e da diáspora. Cultura negra em debates e concertos musicais. Ensino da História e Cultura Afro-brasileira. Estas são as principais ações articuladas pelo Cineclube Bamako, um espaço que trará o cinema como ponto de encontro e de partida para a reflexão e valorização das culturas afro-descendentes.

Durante o segundo semestre de 2012, as sessões acontecerão no Museu da Abolição (bairro da Madalena, Recife) nas noites de quarta-feira.O Cineclube Bamako abrirá, quinzenalmente, janelas para a discussão não apenas estética, mas também sociopolítica e cultural, sempre com a presença de um convidado para puxar o debate.

Proporcionar o contato com histórias que também fazem parte da nossa formação é colocar o público do Grande Recife diante de uma imensa tela, numa projeção sobre si mesmo. É enxergar as nossas proximidades, sejam elas físicas, sociais, culturais, religiosas. É nos vermos protagonistas desses filmes.

Diferenciais

O Cineclube Bamako é uma iniciativa que traz como foco principal cinematografias de países do continente africano, ainda pouco difundidas no nosso país, em exibições regulares e seguidas de debate.

Trará também sessões especiais em dois sábados, nas quais o cinema abrirá espaço para outras manifestações culturais como a música, a dança e a culinária de culturas de matriz africana.

Além das práticas artísticas, o cineclube também trabalhará ações de suporte pedagógico para educadores que busquem o aprimoramento no Ensino da História e Cultura Afro brasileiras, através de sessões direcionadas a professores e alunos, sugestões de dinâmicas de ensino e também da nossa midiateca.

Inauguração dia 11/07/2012.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page