Pensamos nessa sessão especial, num mês emblemático para o povo negro brasileiro, para fortalecer a identidade negra das crianças, através do audiovisual. Audiovisual que nos move e nos faz sermos um cineclube de referências negras e com quase dez anos de vida. Com a brincadeira a criança pode, correr, crescer, aprender e se divertir. Brincar é verbo ação na infância, com isso os pequenos preparam o corpo e a mente para a vida adulta. Nessa fase é imprescindível que referências positivas sobre nossa negritude sejam apresentadas, para que elas cresçam admirando seu corpo, seus cabelos e a história do nosso povo. Desde pequenos nosso povo precisa se sentir representado, respeitado e cuidado.
A sessão Erê é para crianças pequenas e para as crianças que fazem parte de nós, a criança que ficou no nosso passado. Na Sessão Erê iremos exibir três curtas que foram preparados para o público infantil.
Vamos brincar?
Cabelos de Redemoinhos
Direção: Fabiana Maria / Cineclube Bamako, PE, 2019, 9’
Sinopse: A desconstrução de imaginários pessoais / coletivos em relação aos cabelos crespos a partir da experiência de 3 mulheres negras. E as possibilidades de reconstrução da autoestima das meninas negras através de ferramentas pedagógicas e de educação militante, proporcionadas por uma professora e sua proposta de literatura infantil.
Nanã e o Jardim da Vida
Direção: Flávia Lopes/Sandro Lopes, RJ, 2021, 12′
Sinopse: Kekere Infâncias traz Nanã porque entende que histórias pretas servem como forte elo entre ancestralidade, futuridade e viventes. No Jardim da Vida vai fiando mitos, lendas e histórias iorubanas, tecendo com os elementos da Natureza, para (re) inventar o mundo.
A Piscina de Caíque
Direção: Raphael Gustavo da Silva, GO, 2017, 15′
Sinopse: Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo inseparável se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.
Inscreva-se para receber o link por e-mail: FORMULÁRIO
Comments