Dandara, Aqualtune, Xica Manicongo, Nzinga, Páscoa Vieira, Esperança Garcia, Tereza de Benguela são algumas das personagens que os/as/es participantes do Kilombeduka vão conhecer. O segundo ciclo do projeto, que inicia em 7 de outubro na cidade de Tracunhaém, vai incluir como material didático das aulas episódios da série pernambucana “Pretas da História”, uma produção audiovisual que resgata a trajetória de mulheres negras invisibilizadas ao longo da História.
O projeto, dirigido e roteirizado por Danielle Valentim com produção executiva de Pollyanna Melo resgata as trajetórias de dez mulheres pretas que deixaram legados na construção do país e representa um importante instrumento para a desconstrução de estereótipos, assim como a difusão dos saberes e fazeres das mulheres negras.
Cada episódio da série possui 3 minutos de duração e realiza um mergulho nessas histórias, utilizando imagens de arquivos e entrevistas, enfatizando sempre a grandeza de seus atos e as marcas que deixaram para posteridade, ainda que longe de possuírem o reconhecimento devido pelo meio acadêmico e popular.
“O Pretas da História surgiu antes mesmo de ser concebido como um projeto audiovisual, quando eu ainda estava nas pesquisas da graduação. Estudava fotografia do século XIX e me deparei com os inquietantes retratos de mulheres escravizadas. As imagens me hipnotizaram e ao mesmo tempo causaram desconforto. Incômodos com a lascívia de corpos negros que permanecem imutáveis, até o tempo atual. Então me questionei como eu poderia contribuir para mudá-los. Fui estimulada por um grupo de amigas a transformar isso tudo em algo que pudesse ser compartilhado com o mundo e a partir daí iniciamos a realização do projeto. Encarei como missão fazer ecoar a força das minhas ancestrais. Espero que as mensagens de amor, fé, força, resiliência e esperança que essas personagens nos trazem, toquem muitos corações e ajudem a potencializar as trajetórias de pretas que estão fazendo história.”, explica a diretora Danielle Valentim.
As dez personagens históricas são: Dandara, figura mitológica reconhecida como heroína negra e esposa do líder quilombola Zumbi dos Palmares; Aqualtune, uma das grandes líderes de Palmares; Xica Manicongo, referência histórica para os movimentos LGBTQIAPN+ por desafiar padrões de gênero em sua época; Nzinga, rainha com papel decisivo na luta anticolonial em Angola; Páscoa Vieira, escrava que enfrentou o Tribunal da Inquisição com inteligência e perspicácia.
Complementam a lista: Esperança Garcia, escravizada reconhecida como primeira advogada negra do Brasil; Tereza de Benguela, líder quilombola símbolo da luta contra a escravidão; Rosa Egipcíaca, autora do mais antigo livro escrito por uma mulher negra no país; Rita Cebola, comerciante que escandalizou a sociedade baiana por sua inteligência, luxo e riqueza; e Luzia Pinta, escrava alforriada que realizava atendimentos espirituais de cura e adivinhação.
Os episódios são conduzidos por Mohana Uchôa, com depoimentos da professora Maria Emília Vasconcelos. A equipe envolvida no projeto é composta em sua maioria por mulheres. A série foi realizada com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), por meio da Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco, com apoio da TVPE.
FICHA TÉCNICA:
Direção e roteiro
DANIELLE VALENTIM @dani_.valentim
Corroteirista
KARLA FAGUNDES @arlak_fagundes
Produtoras associadas
DANIELLE VALENTIM - MAAT PRODUÇÕES @maatproducoes
POLLYANNA MELO
Produção executiva
POLLYANNA MELO @melopolly
MOHANA UCHÔA @mohanauchoa
Depoimento
MARIA EMÍLIA VASCONCELOS@emiliavas
Pesquisa
DANIELLE VALENTIM
KARLA FAGUNDES
MARIA EMÍLIA VASCONCELOS
Assistência de direção
CARINE FIÚZA @carine_fiuza
Direção de fotografia
ANDRÉ HORA @andrehora
1ª assistência de câmera
VICTOR ALENCAR @victor.alencar
Coordenação de produção
THAYS MELO @thaysdemelo
Assistência geral
EDUARDO LIMA DA COSTA (DUDU) @eduardolima221
Som direto
CATHARINE PIMENTEL
Produção de arte e figurino
VICTOR LACERDA @victrlacerda
Maquiagem
BRUNA DIAS @olhosnegross
logger
LETÍCIA BARROS @let.barros
catering
MAGARETH DAMÁSIO @margareth.damasio.1
motorista
JASIEL SANTANA @jasielsantana1
montagem
LETÍCIA BARROScolorização
GERMANA GLASNER @gglasner
composição gráfica
LINDA MELENDEZ @linmelendez
motion
OXENTE 3D @oxente3d
trilha, edição de som e mixagem
RAFAELLA ORNELES - SYNESTHEZK @synesthezk
acessibilidade
VIDEO SHACK @videoshack.brasil
Comentarios