top of page
  • Foto do escritorCineclube Bamako

Sessão Erê leva filmes de animação ao Centro Comunitário Mário Andrade


Saudações Cineclubistas!

Nossa próxima sessão no Recife será no próximo domingo, dia 03 de novembro de 2019. A Sessão Erê apresentará para a criançada do Ibura de Baixo filmes de animação com temáticas negras, no Centro Comunitário Mário Andrade. Nossa ação visa fortalecer esta iniciativa autônoma, gerada a partir do caso do adolescente negro Mário Andrade.

O Centro Comunitário Mário de Andrade é um espaço destinado a dar suporte à luta contra o genocídio do povo negro em nosso território, oferecendo apoio a mães e familiares de vítimas do Estado e promovendo cidadania e educação na comunidade do Ibura. Este Centro foi idealizado e criado por Joelma Andrade, mãe de Mário Andrade, que foi arbitrariamente assassinado por um Policial Militar da reserva quando tinha apenas 14 anos, em 25 de Julho 2016, tornando-se assim mais uma das inúmeras vítimas do Terrorismo de Estado que assola o Povo Negro em nosso país.

Após a exibição dos filmes haverá uma atividade de contação de histórias com a arte educadora Cris Muniz.


Confira as sinopses e ficha técnica dos filmes:

Bia Desenha – Ep. 01: Anjo de Jambo / Ep. 10: Sombras Assombradas / Ep. 11: Decalcando Nuvens Animação, Criação: Kalor Pacheco e Neco Tabosa, Brasil, 2019, 7’, Classificação Livre

Bia, 5 anos, e Raul, 6 anos são primos. Os dois moram em casas ao redor do mesmo quintal, numa periferia da região metropolitana do Recife. A grande aventura da vida deles é quando se encontram depois da aula para brincar e desenhar. A série estimula a comunicação e o afeto em uma família pouco convencional, investigando os temas que passam pela cabeça das crianças enquanto elas se expressam com letras, traços e cores.

Kiriku – Os Homens e as Mulheres Título original: Kirikou et les hommes et les femmes / Animação, Direção: Michel Ocelot, França, 2012, 88’, Classificação Livre

No último filme da trilogia, Kiriku é chamado para salvar sua aldeia de perigos sobrenaturais e humanos, o que ele faz com muita astúcia e humor, além de certa ingenuidade sobre o mundo. Contado pelo seu avô, o Homem Sábio que vive na Montanha Proibida, o filme entrelaça uma coleção de fábulas misturando narrativa tradicional e mitologia com pedaços de humor e sagacidade.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page