Sessão pedagógica interage com alunos de escola pública
Escravidão, violência na periferia e relações de poder. Esses foram alguns dos temas abordados na sessão pedagógica do Cineclube Bamako, realizada no dia 20 de agosto, no auditório do Museu da Abolição, bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife.
Os curtas-metragens Tanza (2005), de Mehdi Charef, Axé do Acarajé (2007), de Pola Ribeiro, Maracatu, Maracatus (1995), de Marcelo Gomes, e o longa brasileiro Quanto Vale ou é Por Quilo? (2005), de Sérgio Bianchi, foram exibidos. Estudantes da modalidade educação de jovens e adultos, da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, também participaram da sessão.
Após a exibição dos filmes, os alunos participaram de uma dinâmica ministrada pela especialista em Mídia na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pedagoga formada pela Universidade de Pernambuco (UPE), Fabiana Maria. Os estudantes realizaram pequenas entrevistas entre eles com intuito de registrar as impressões observadas no longa brasileiro. Celulares foram utilizados para gravar as conversas. O material produzido foi exibido para os participantes da sessão pedagógica.
Texto: Rogério Balbino
Foto: Gabriel Muniz —
#RogérioBalbino #aliançafrancesa #MuseudaAbolição #CulturaNegra #Tanza #BamakoProdução #QuantoValeouéPorQuilo #CurtaMetragem #Educação #AxédoAcarajé #PolaRibeiro #NúcleodeProduçãoGrafiola #CineclubeBamako #ccjrecife #MaracatuMaracatus #MehdiCharef #GabrielMuniz #fabianamaria #CinemasAfricanos #SérgioBianchi #Audiovisual #MarceloGomes #jamilamarques
Kommentarer